Loading
Blog

20/08/2021

#curiosidade - Pé-Direito na Construção Civil

O que é?

#CURIOSIDADE

Presente em alguns anúncios imobiliários, o termo "pé-direito" muitas vezes não é compreendido pelas pessoas fora do mundo da Construção Civil.

Neste post, nossos consultores imobiliários Claudemir Gouvea e Paulo França explicam o que significa o termo "pé-direito" e para que serve. Vamos lá!

O pé-direito na construção civil é uma expressão bem comum. O termo é usado para indicar a altura entre o piso e teto da construção, mas ele envolve muito mais do que isso!

A expressão é usada no Brasil desde o período colonial por arquitetos e engenheiros para designar as estacas de madeira que sustentavam as estruturas de uma construção, mas muita gente ainda não ouvir falar dele. E o que muitos não sabem é a importância dessa medida dentro de um projeto.

De maneira geral, a medida padrão do pé-direito na construção vai de 2.7 metros a 3.0 metros (pode variar um pouco para baixo ou um pouco para cima), e o ideal é seguir essa recomendação, pois medidas muitos diferentes dessas podem resultar em efeitos desagradáveis, como ambiente abafado ou dificuldade de limpeza e troca de lâmpadas. É importante saber que no Brasil os imóveis devem ter no mínimo 2.4 metros de distância entre o teto e o piso. Essa determinação se aplica para: vestíbulos, corredores, instalações sanitárias, despensas e arrecadações. Já para estabelecimentos comerciais a medida é de 3 metros.

Se a medida for inferior a 2.7 metros, pode se dizer que a casa tem o pé direito baixo. Nesse caso, o resultado é uma sensação de acolhimento e intimidade, mas ao mesmo tempo o ambiente poderá ficar muito abafado, gerando uma sensação desagradável se o clima da região for quente.

Por outro lado, medidas maiores que 3.0 metros geram o que chamamos de pé-direito alto. Nessa situação, há uma maior sensação de amplitude e frescor no ambiente, porém pode ficar muito mais difícil fazer a troca de lâmpadas, efetuar a limpeza, além de influenciar a iluminação do ambiente. 

O pé-direito duplo costuma ser usado por questões estéticas e para ganho de luz em um ambiente. Essa medida, como o próprio nome já diz, usa o dobro de altura do pé-direito comum e pode ser usado em projetos privados (como casas e apartamentos) quanto em projetos comerciais. Observação: apesar da beleza estética, pode ser que essa medida gere eco no ambiente. Por isso, é importante analisar se isso poderá ocorrer e buscar materiais que abafem o som. 

Exemplo de um imóvel com pé-direito duplo: https://imobiliariaz3.com.br/imovel/95210000225/casa-geminada-a-venda/maringa-pr-pa-das-laranjeiras

O pé-direito esquerdo é menos conhecido mas não deixa de ser importante. O termo é usado para indicar a soma do pé-direito com a espessura da laje do piso superior. Ou seja, ele é a medida vertical entre o piso e teto mas que também considera a espessura da laje ou forro.

Na hora de escolher a medida entre o teto e o piso do seu projeto é fundamental levar algumas medidas em consideração, como:

  • proporção entre altura e largura do ambiente;

  • estética do ambiente;

  • não deixe o pé-direito baixo (construções com pouca altura podem ser mais quentes e causar sensação de sufocamento).


Equipe Imobiliária Z3, Maringá, PR
 

Confira outras notícias

17/08/2021
Luz solar é vida! Ter um cantinho dentro de casa para tomar uma vitamina D é bom demais, não é mesmo?
Face solar em Maringá: Qual a melhor?
13/08/2021
Para ambientes com pouca luz
08 Plantas ideais para decorar seu novo lar
10/08/2021
Crescimento da indústria da construção vai favorecer mercado imobiliário
Entenda o momento da Construção Civil no Brasil